A Assembleia Legislativa de Goiás realizou, na noite desta segunda-feira (6), uma sessão especial proposta pelo deputado estadual Coronel Adailton (Solidariedade) para homenagear os 25 anos da Convenção Internacional das Assembleias de Deus (Ciad), Ministério de Anápolis. Durante a solenidade, membros da instituição receberam o Certificado do Mérito Legislativo como reconhecimento pelo trabalho religioso e social desenvolvido ao longo de mais de duas décadas.
Compuseram a mesa dos trabalhos, além de Adailton, o deputado federal, pastor e cantor Samuel Santos (Podemos); o vice-presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Thiago Francisco Marchetti Nunes Bandeira; o presidente da Ciad, pastor Sebastião José Inácio; o primeiro vice-presidente, pastor Moisés José Inácio; o segundo vice-presidente, pastor Elismar Veiga; o vereador por Anápolis, Pastor Reamilton do Autismo (Podemos); e o coronel Luciano Souza Magalhães, secretário adjunto da Assistência da Polícia Militar junto à Alego.
Ao abrir a sessão, Coronel Adailton destacou o simbolismo do momento. “A Ciad é, sem dúvida, fruto de um ato de fé, para o cumprimento da missão de acompanhar o crescimento da Igreja Assembleia de Deus em Anápolis. Trata-se de um organismo independente que é referência de organização, unidade e defesa doutrinária”, celebrou.
O parlamentar ressaltou que, sob a liderança da convenção, milhares de igrejas foram fundadas e fortalecidas, consolidando o papel da instituição como base de apoio a missionários em todo o país e no exterior. “Ela está presente em 18 estados brasileiros, dando respaldo a missionários em 16 países, e coordena mais de 1.600 igrejas. Em Goiás, 90% dos municípios possuem uma unidade da Assembleia de Deus ligada à unidade de Anápolis. São vários membros que fazem esse trabalho acontecer, e eles recebem hoje uma homenagem desta Casa. É um reconhecimento público do Poder Legislativo ao legado de fé e serviço cristão da Ciad”, declarou.
Durante a cerimônia, lideranças religiosas e políticas reforçaram o impacto da atuação da convenção. O deputado federal Samuel Santos elogiou a iniciativa. “Trata-se de convenção, com outras do Brasil, que realiza um trabalho fantástico. O papel pastoral dos obreiros é fundamental para a sociedade, apoiando-se na função transformadora do Evangelho. O maior investimento que podemos pedir é o investimento de vidas”, disse.
O pastor Elismar Veiga lembrou que a convenção nasceu com um propósito regional, mas ganhou dimensão internacional graças à dedicação dos obreiros. “Hoje abrimos fronteiras mundo afora, realizando o papel designado pelo nosso Senhor Jesus Cristo, através da mensagem pentecostal. Não levamos só a mensagem salvadora de Jesus, mas levamos também o papel de transformar a sociedade, ocupando lacunas que o Estado deixa”, destacou.
O vereador Pastor Reamilton do Autismo agradeceu ao deputado pela homenagem e destacou a importância do trabalho da Ciad. “Nós temos esse papel: levar ao próximo o Evangelho transformador, a palavra do Senhor. A minha família foi alcançada por esse Evangelho, através da Ciad e seus obreiros honrados. Muito obrigado, Coronel Adailton, por celebrar esses obreiros nesta noite”, celebrou.
O presidente da Ciad, pastor Sebastião José Inácio, falou sobre os 25 anos da instituição e o significado da data. “Nós, eu, esposa e família, amamos os membros dessa conferência. No dia 30 de outubro e 1º de novembro vamos celebrar nossos 25 anos. São anos de muito trabalho, fé, bênçãos, vitórias, milagres e salvação de almas”, frisou.
Encerrando as falas, o pastor Thiago Bandeira, segundo vice-presidente da Igreja Assembleia de Deus de Anápolis, também expressou gratidão. “Tudo que ouvimos esta noite já é suficiente para que todos conheçam nossa história. A Ciad nasceu num momento em que a Assembleia de Deus de Anápolis precisava crescer. Começamos como convenção regional e em 2000 surgiu a convenção internacional que serviu como catalisadora do crescimento da nossa Igreja. Nossa mensagem é genuinamente pentecostal: Jesus Cristo salva, batiza no Espírito Santo e voltará.”