HISTÓRICO DE VIDA
Adailton Florentino do Nascimento, nascido aos 16 dias, do mês de julho de 1966, na Zona Rural de Dois Irmãos, à época distrito de Pirenópolis, estado de Goiás. É Coronel da Polícia Militar do Estado de Goiás e político brasileiro, filiado ao Partido Solidariedade. Atualmente, é deputado estadual por Goiás.
O deputado é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (FADA), atualmente, UniEvangelica, especializado em Direito Constitucional e em Direito Administrativo pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
Iniciou sua carreira militar como soldado, na Base Aérea de Anápolis. Em 1986 ingressou na Polícia Militar do Estado de Goiás, no Curso de Formação de Sargentos. Em 1987 ingressou no Curso de Formação de Oficiais, como cadete. Galgou todos os postos do oficialato, alcançando a mais alta patente da corporação, no posto de coronel PM.
Adailton, serviu à população de Goiás por 32 anos a serviço da Polícia Militar. Em 1999 foi transferido para o gabinete Militar da Governadoria, exercendo as funções administrativas e operacionais. Entre elas destacam-se os cargos de gerente: de inteligência; de material e patrimônio; e, administrativo; presidente da Comissão Permanente de Licitações; superintendente de Segurança Militar; e, superintendente de Administração do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
Em 2012, quando foi promovido ao posto de coronel, pelo critério de merecimento, assumiu o cargo de secretário de Estado, Chefe da Casa Militar, entre fevereiro de 2013 a fevereiro de 2017. Posteriormente ainda exerceu o cargo de superintendente Executivo da Secretaria de Estado e Governo (Segov).
TRAJETÓRIA
Em 2018, o Coronel Adailton, aceitou o desafio de concorrer a uma vaga à Assembleia Legislativa de Goiás, logrando êxito sendo eleito em sua primeira participação, com 11.616 votos e sua principal base eleitoral é o município de Anápolis, porém teve destaques em muitos outros municípios do Estado, como Abadiânia, Brazabrantes, Campo Limpo, Cocalzinho de Goiás, Nerópolis, Pirenópolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia, por exemplo.
O deputado Coronel Adailton assume o primeiro mandato na 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa como o único representante do Partido Progressistas no Parlamento estadual, com base eleitoral no município de Anápolis, mas com o compromisso de defender os interesses dos 246 municípios goianos.
Nas primeiras Sessões Plenárias o deputado Coronel Adailton foi eleito presidente da Comissão de Turismo e vice-presidente da Comissão de Educação, Esporte e Cultura da Assembleia Legislativa de Goiás, bem como foi escolhido como membro titular das Comissões de Segurança Pública; Tributação, Finanças e Orçamento; Saúde; Defesa dos Direitos do Consumidor; e Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa.
Com uma postura de independência responsável, e em busca de ações efetivas para o desenvolvimento do Estado, o deputado Coronel Adailton prioriza o desenvolvimento regional para fomentar a distribuição de renda e melhoria da qualidade de vida da população goiana. Dentro desse projeto se destaca a atuação do parlamentar na Comissão de Turismo, sendo o primeiro deputado a trabalhar pelo reconhecimento oficial das manifestações culturais e gastronômicas e a destinação de recursos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o setor do turismo. Por estar com os olhos voltados para o ser humano e preocupado em marcar a importância e o valor daqueles que trabalham em prol do turismo, o Deputado é autor da Lei que cria o Dia do Turismólogo.
DEPUTADO REELEITO COM UM CRESCIMENTO DE 121%
Em março de 2022, filiou-se ao PRTB e no pleito eleitoral do mesmo ano, mais que dobrou a sua votação e foi reeleito deputado com 25.610 votos, com um crescimento de 121% comparado a votação anterior e mantendo sua principal base eleitoral em Anápolis. O parlamentar também obteve votação expressiva nos municípios de Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Brazabrantes, Caldas Novas, Campo Limpo de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Damolândia, Faina, Formosa, Goianápolis, Goiânia, Inaciolândia, Inhumas, Itaguarú, Jesúpolis, Luziânia, Mundo Novo, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde, Pirenópolis, Quirinópolis, Rianápolis, Rio Verde, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio de Goiás, São Francisco de Goiás e Terezópolis de Goiás.
Em seu segundo mandato, o Deputado foi eleito presidente da Comissão de Turismo, vice-presidente da Comissão de Educação, além de ser vice-presidente da Comissão de Segurança, bem como foi escolhido como membro titular das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; Minas e Energia, Organização dos Municípios; Habitação, Reforma Agrária e Urbana; Cultura, Esporte e Lazer; e Atenção à Pessoa Idosa.
Em fevereiro de 2023 se desfilou do PRTB para assinar sua filiação ao Partido Solidariedade.