A Comissão de Turismo, em parceria com a Assessoria Adjunta de Atividades Culturais, promoveu na manhã da quinta-feira, 5, o recital de música erudita “Ave Maria da Amazônia”, um dueto de canto e piano com as musicistas Madalena Aliverti no soprano e Adriana Azulay no piano. O recital teve lugar no Auditório Carlos Vieira.
O projeto nasceu com a vontade das artistas de levar a música erudita paraense para o público. O concerto tem inspiração nas composições das festas tradicionais católicas da região, como o Círio de Nazaré e a Virgem de Nazaré.
Adriana Azulay contou que ela e Madalena estudaram juntas e, depois de alguns anos, veio o desejo de fazer o resgate de músicas paraenses. Juntas fizeram um CD gravado só com “Ave Marias” de compositores paraenses e, desde então, se apresentaram em vários locais, com músicas também de outros gêneros e de vários compositores.
Além das duas artistas, estiveram presentes compondo a mesa: o presidente da Comissão de Turismo da Alego, deputado Coronel Adailton (Solidariedade); o reitor da Basílica Sagrada Família, padre Rodrigo; pároco da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, padre Wellington; pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida, padre José Hailo; subsecretária de Inovação da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Lara Garcia; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Fernando Carlos.
Madalena Aliverti ressaltou que, na região Norte, no estado do Pará, todos os anos é realizado o Círio de Nazaré, parte da cultura de adoração de Nossa Senhora. “Quando cheguei dos Estados Unidos, onde fiz o mestrado, tive a curiosidade de pesquisar se existia algum compositor erudito que tenha escrito alguma “Ave Maria”. Através de pesquisas no acervo de minha família, que tem músicos, descobri partituras de “Ave Maria” totalmente inéditas e com estilos diferentes, e que hoje fazem parte do projeto que eu e a Adriana, há mais de 12 anos, criamos.”